terça-feira, 13 de novembro de 2007

Atenas é o máximo

Deixei istambul quinta-feira 08/11 as 8h30mim e cheguei em Atenas 22 horas e três trens depois. Foi uma viagem não tão cansativa porque você tem que ficar trocando de trem e dá pra esticar as pernas. "Engraçado" foi no último trem, de Tessaloniki para Atenas. A viagem era noturna, então você compra um couchette, que nada mais é do que uma caminha numas cabine. Mas o foda é que na mesma cabine que você tem mais 5 couchettes. Tres de cada lado, um em cima do outro. E eu peguei o terceiro andar. É apertado que só, e o meu colega que eu conheci na cabine, um velho grego que insistia em falar alemão comigo e estava logo abaixo de mim, peidou a noite inteira.

Mas beleza, cheguei a Atenas 6 horas da manhã e bastante feliz, pois tava um sol de rachar, coisa que eu não via desde que deixei a Dinamarca. Deixei minha bagagem num locker e sai pra passear. Nesse mesmo dia já fiz todo o turístico de Atenas: Acrópoli, Ágora antiga e romana, Templo de Zeus e todo o mais. Foda que só posso dizer que tirei foto, pois não tinha nenhum tipo de panfleto explicativo, e o tour guiado que eu ia fazer no domingo me deu um bolo. Mas não há de ser nada, eu volto um dia.

Quando foi começo da noite encontrei o meu anfitrião do couchsurfing, cara gente boa, o Memo. Nascido na africa do sul, filho de pai grego com mãe moçambiquenha, e ele me levou numa taverna com mais alguns amigos. Local tradicional grego, onde se come muito, se bebe o vinho da casa e se dança musica tradicional grega, ao melhor estilo Zorba. Muito legal mesmo. A decepção ficou por conta deles não deixarem eu quebrar meu prato. Falaram pra mim que não se faz mais isso há muito tempo. Sábado ficou por conta do descanso de dia e baladinha diboa a noite, num barzinho onde escutei música brasileira até, tipo Jorge Bem e Tribalistas. Domingo levantei cedo e fui pro tour que não teve, entâo andei pelo centro fazendo umas compras de blusas nepalesas e de tarde fui à praia. A avenida beiramar é muito bonita, mas a praia em si é de pedra, porém estava um dia muito bonito e valeu o passeio.

Gostei demais de Atenas. Me parece uma cidade como a parte boa de São Paulo. O pessoal é o mais gente boa até agora e em pleno novembro fez um tempo bom demais. Fora que eles detém o ouro no Kebab, com direito a iogurte, batata-frita e bastante recheio pra pouco pão. Grécia é show de bola!!!

Continuando, ontem então deixei Atenas e fui pra Patras, a cidade portuária, de lá pegamos um Ferrie, que é um barcão muito louco, mas não chega a ser um cruzeiro. A viagem seria de 15 horas até Bari, Itália. Conheci esse americano, aqui tá cheio dessa raça, resolvemos comprar um Ouzo, bebida tradicional grega que é exatamente a mesma coisa que o Raki da turquia. Compramos um cada um, fizemos um piqueninque e começamos a beber de leve. Nisso chega uma australiana, aqui tá cheio dessa raça também, e um francês, repartimos o pão com eles e eles resolveram comprar mais dois Ouzos, resultado: foi uma ótima noite de sono, mesmo que eu tenha dormido no chão (o couchette era muuuuito caro), graças ao cobertor de litro.
Agora estou na Italia e com ótimas expectativas: tá fazendo um sol maior que o da grécia, estou indo para Napoli, terra natal do Bud Spencer, e já fiz um amigo que trabalha no trem aqui, ele não fala nada de inglês mas a gente se entendeu muito bem.

E issoaí, people. Vou aguentando esses americanos e australianos por aqui (pelo menos dá pra treinar o inglês com um native speaker) e começo a cortar a Europa mais uma vez, só que agora de baixo para cima, em direção à Holanda. Bejo pra todo mundo.


Paternonzão velho de guerra!


Caixa dágua da Ágora Antiga. Vale pela menção.


Sala de estudos da Ágora Romana


Céu azul, mar azul... e nada de areia branca, hehehe.



Treatro do Paternon. É grande, hein?

As "tal" de Cariatides, que carregam o peso de um templo na cabeça. Na realidade, são colunas estilizadas.




Esse ae sou eu, assistindo uma tragédia grega, com o paternon, o céu azul e uma grua de restauração ao fundo.


Ruazinhas legais de Atenas.



Embaixo das gigantestas colunas do Templo de Zeus, de dois mil e não sei quantos anos atrás!! Show!!

Scotch Bar do barcão em que a gente atravessou o mediterrâneo.


Piquenique literalmente no meio da rua onde eu e o americano almoçamos. Eu ainda comprei um litro de leite pra ajudar descer as fibras ae do prato, e o Brian que foi na seca mesmo....

Top 3 Cidades:
1 – Berlim
2 – Istanbul
3 – Copenhaguen

Top 3 Passeios:
1 – Tour em Berlim
2 – Castelos da Romênia
3 – Banhos termais em Budapeste

Top 3 Kebab:
1 – Atenas, com batata-frita, iogurte e cheio de recheio
2 – Copenhaguen, com coalhada seca e kibe.
3 – Aarhus, com molho de alho

Nenhum comentário: