quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Istambul é da hora.

Estou no trem (08/11), e chegando em Atenas daqui umas 15 horas. Deixo Istambul sentindo que valeu a pena vir pra tão longe. A cidade tem muito a oferecer.

Antes de falar o que eu vi lá, vou falar um pouco sobre ela. É a unica cidade do mundo que pertence a dois continentes, europa e ásia. Por incrível que possa parecer, a parte da europa é onde se tem alguma coisa pra ver e a parte da ásia é só pra morar. Ela já foi o centro do mundo, e naquele tempo se chamava Constantinopla. Pertenceu ao império romano, bizantino, otomano, turco e turco otomano. Atualmente chega a 18 milhões de habitantes, e o que se vê andando pelas ruas é nada mais que um São Paulão, só que ao invés de altos prédios, coloque uma mesquita em cada esquina e um palácio em cada bairro. Por cinco vezes ao dia escuta-se de quase qualquer ponto da cidade o chamado para as sessões de oração. E ao contrário do que alguns podem pensar, uma pequena minoria das mulheres usa burca. Sem zoeira, em Aarhus tem muuuuuuuito mais gente usando burca, turbante e essas coisas do que em Istambul.

Bom, cheguei lá domingo dia 04/11 e fui pra casa do Mert, turco nascido e criado em Istambul que me recebeu no couchsurfing. Ele foi o cara mais gente boa do couchsurfing até agora e ficamos bons amigos nesses 4 dias que passei lá. No próprio domingo visitei a cisterna, que nada mais é do que um lugar subterrâneo constuído para armazenar água, não fosse o fato de ele ter sido construídono século VI e estar lá até hoje. Depois fomos a Aia Sofia, que é hoje museu, mas foi igreja de todas aquelas culturas que citei anteriormente, por isso guarda algumas características ímpares. Na sequência fui a Mesquita Azul, a maior da cidade. Vi um culto lá, tirei umas fotos com mais uns 800 turistas e vazei. Todos os passeios foram muito legais e bem diferentes do que estou acostumado a ver. Pra terminar o dia fomos a Taksim square, tipo um centro comercial 24 horas por dia 7 dias por semana. Tomamos cerveja e conversamos sobre futebol. Turco é fanático!!!

Dia seguinte fui ao palácio Topkapi, o maior de Istambul. Ele foi sendo ampliado de acordo com as sucessões dos sultãos e hoje é gigante. Aqui sim tem páreo pro Versailles e a briga é boa. E eu acho que o Topkapi ganha. Olha o que tá faltando no Versailles: banheiro, vista pro mar, clima "quase" tropical, sala de tesouros com cada peça que você não acredita (tem simplesmente um diamante de quase um quilo, a palavra pra descrever é estúpido), e a diferença principal, o hárem. O Versailles só continua no páreo por causa do jardinzão, mas com certeza está longe de ser rico que nem esses caras aqui foram um dia.

Bom saí de lá e fui prum lugar que não sei se deveria ter entrado. O Grand Bazar. É um labirinto com mais de 4 mil lojas onde eles te levam todo o seu dinheiro. A cada compra você se sente roubado. Isso porque você nunca sabe quanto seria um preço justo. Sem zoeira, consegui descontos de 66% e mesmo assim acho poderia ter conseguido muito mais. Em suma, vale pra conversar um pouco com esse povo, que me lembrou muito o brasileiro. No fim do dia ainda fui ao bazar das especiarias e comi o primeiro Kebab na turquia, que aqui é chamado Dürum. Maior decepção, foi o pior até agora, e inclusive na relação custo-benefício. De noite, quando o Mert chegou ele me levou num lugar onde está cheio de bares onde se faz a mesma coisa: tomar chá, jogar gamão e fumar narguile. É louco. Mais legal ainda que de turista só tinha eu. É tradição dos caras mesmo, que nem o banho em Budapeste.

Dia seguinte foi a outro palácio, que não consigo falar nem escrever o nome. Ele era menor e mais recente, portanto a influência ocidental já é bem visível, mesmo assim, gostei bem mais desse aqui. Tem cada coisa única lá que é até foda lembrar de tudo. E tem uma sala, que sem sacanagem, quando entrei eu falei "uau". Saiu sem querer. E eu não fui o único. Você simplesmente não tem noção do quão impressionante é o cômodo. Pra variar ele ficava no hárem do palácio. Ele era aquecido pelo subsolo, com algum tipo de lenha. Demorava 3 dias para aquecer e 6 dias para a preparação do banquete. Por isso o Sultão só aparecia lá de vez em quando.

Nessa noite fomos comer o arroz-com-feijão tradicional turco (bom pra caramba), seguido de café tradicional turco (sem coar e com direito a previsão do futuro) e pra acabar com a noite, jogo do Besiktas contra Liverpool. 8 a zero pros ingleses. É um recorde na copa dos campeões.

Por causa dessa derrota, tava todo mundo puto na cidade na quarta-feira. Mesmo assim, fui para o lado asiático da cidade tomar um chá (sim, eu já fui pra Ásia). Voltei, visitei o museu de artes turca e islâmica, e pra terminar o dia comi ostra com arroz, e sanduiche de peixe na chapa no porto. Delícia ambos.

De noite fomos prum bar na Taksim novamente, tomei o tal do Raki, feito de aniz, 50% alcool, e acabaram-se minhas aventuras pela Turquia.

Bejão pra todo mundo. Daqui uns tempos ponho coisa nova.


Mesquita Azul, ou Mesquita de Sultanhamet. A maior de todas as trocentas espalhadas pela cidade.

De novo, do jardim.

Agora dentro. O camarada a esquerda esta fazendo o cerimonial.

Grand Baazar. Onde voce se sente roubado a cada compra.

Sala do "UAU". Esse eh apenas o Harem de dentro de um dos palacios. Sem nocao o tanto que esses caras sabiam madar construir casas.

Istamba by night.

4 comentários:

Anônimo disse...

Fala pirukão, istambul deve ser bem louco mesmo hein...

Mas quer dizer que tu foi "enrolado" mesmo no mercadinho, hehehe... vc???? quem diria hein!!! hehehe...
Enrolado pode ser, mas TUMÉÉÉÉ, NÃO!

Bom passeio!

Marco RM disse...

Fala ae chefia!!! Como vão as coisas Thales?
Ow, foi mal a minha ausencia aki no seu blog...é que o periodo aki foi meio puxado..e agora que eu to de ferias eu to com tempo de te escrever!!!rsrsrs
Cara a Turkia é legal mesmo!...Taí um lugar que eu tenho vontade de visitar.
Abração e se cuida!

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Câmera Digital, I hope you enjoy. The address is http://camera-fotografica-digital.blogspot.com. A hug.

Jane disse...

Qual é a profissão do seu Amigo Mert de Istambul? TEnho um conhecido lá que tem o mesmo nome. Incrível.
Gostei do seu blog.

Jane