sábado, 3 de novembro de 2007

Romenia: o mais frustrante halloween da minha vida (o único na realidade...)

Ei pessoal, como vão todos? As aventuras aqui continuam. Acabo de deixar a Romenia, estou em território Búlgaro em direção à Istambul, Turquia (isso foi dia 03/11).

Mas vou falar sobre minha passagem na terra do Drácula. Conheci alguns viajantes pelo meio do caminho, e eles me disseram que se eu queria chegar à Turquia, deveria considerar passar uns dias na Romenia, e foi isso que fiz, só pra ver o que dava. Então sai de Budapeste 30/10 e acordaria em Sighisoara, a cidade que viu Conde Vlad Tepes, O Impalador, nascer. Esse cara inspirou o romance Drácula. Então, por ser dia 31/10, eu pensei que teria o primeiro e melhor halloween da minha vida, ledo engano. Mas fora isso, a cidade, patrimônio cultural da humanidade, tal como Ouro Preto e Cesky Krumlov, é legal. É uma fortificação medieval, está murada por todos os lados e etc. Eu só fiquei mais andando e conheci alguns locais que me contaram um pouco da história desse cara, o Vlad. Vou unir rapidamente todas as versões, que são mistura de lendas com fantasias, com mitos, com alguma meia verdade nisso tudo. Esse camarada nasceu nessa cidade, na localidade chamada Transilvânia. O pai dele morreu e ele e o irmão foram mandados para a Turquia para estudar assuntos de guerras ou coisa parecida. O irmão era a coisa mais linda e foi parar no harém do Sultão, e o Vlad que era macho pra caramba, estudou, fugiu e foi ser rei de uma outra região chamada Valachia, abaixo da transilvania. Dizem que ele era foda, enquanto ele reinou jamais se viu um único crime, que os potes de água nas minas eram de ouro maciço e ninguém roubava, que se uma moeda caísse no chão, ficaria lá pra sempre, porque se qualquer crime acontecesse, por menor que fosse, ele mandava impalar a cidade inteira. Impalar consiste em colocar o camarada sentado num pedaço de toco que tem o formato de um lápis, mas com dimensões de um metro e meio de altura e uns quinze cm de diâmetro. Dizem que uma vez os turcos foram invadir a Valachia, mas o Vlad vestiu os homens dele de turcos também, entraram no acampamento dos invasores de surpresa, mataram quase todo mundo e dessa vez ele mandou fazer 10000 (sim, dez mil) tocos e impalou os dez mil turcos. Parece que ele era bom de guerra. Falaram também que depois os turcos vieram em número de 100000 (sim, cem mil) e então foram cem mil turcos impalados. Tudo bem, também falaram que uma vez o camarada fez uma safadeza qualquer, então o Vlad pegou a mulher do cara, que estava grávida, arrancou o bebê de dentro da barriga da dona e mandou o criminoso comer. Tem outras histórias do mesmo naipe, mas vou poupá-los. Bom, mas que fim deu o Vlad? Ele preparou toda uma manobra pra salvar o irmão, tudo ia ser perfeito, não fosse o bicha ser bicha mesmo, e trair o nosso héroi. Foi capturado e decapitado pelos turcos. Fim.

Dia seguinte fui prum cânion na parte da manhã, sem muita coisa pra ver, e de tarde rumei pra Brasov. Essa cidade é legal. De verdade.

Lembrou um pouco o clima de Cuzco. O centro histórico é conservado e legal de se caminhar. Mas o que há pra ver aqui são mais os castelos que estão aos montes ao redor da cidade. Eu visitei três.

Primeiro e mais legal: o Sinaia. Era até difícil acreditar que eu estava na Romenia. É uma vila medieval super bem conservada e o castelo em si é muito bacana. Tem passagem secreta na biblioteca e tudo o mais, mas não é gigante nem nada. A arquitetura é muito legal e o melhor é que ele está no meio de uma floresta. A paisagem é bonita demais. De lá rumamos para o famoso Bran Castle, que seria o castelo do suposto Drácula. O Vlad nunca nem pôs o pé aqui, porém o personagem imortalizou esse castelo, que visitado durante o dia não apresenta arrepios na espinha. O esquema é que ele está encravado no morro e tem duas torres à frente, parece que essa configuração fez alguém pensar que era a casa do capeta. Mas não deixa de ser uma passeio legal.

Por último fomos ao Rasnov. De novo, outra fortificação medieval. Tipo aquelas dos filmes do naipe de Robin Hood. Interessante de se ver. Até pratiquei um arco e flecha lá.

A noite ficou por conta de procurar um lugar pra gravar minhas fotos num CD e comer. O primeiro foi foda. Esse povo romeno foi o mais próximo que eu achei do "europeu" até agora. Povo que num dá risada, num faz questão que você gaste seu dinheiro no país dele e na maioria das vezes quase mal-educado. O segundo foi fácil. Entrei num pub escossês, comi uns negócio diferente, bebi cerveja romena, assisti na espn o "homem mais forte do mundo" e conheci um espanhol que diz ter viajado o mundo. Parece que ele quase perdeu a perna quando esteve no Brasil. Negócio é que gente que nem ele, eu conheci bastante durante essa minha trip, e todos fazem uma espécie de "Top 3" das cidades mais legais do mundo. As opiniões variam, mas tem uma cidade que está em todas as listas: Londres. Tou ficando realmente curioso com essa ae, e nesta viagem não terei a oportunidade de visitá-la. Numa futura eurotrip será destino com certeza.

É isso, bejo pra todo mundo e qualquer dia aparece mais.

Siguisoara, vista de baixo pra cima. A paisagem eh toda assim.

Eu e meu camarada Vlad Dracul, O Demonio. (esse eh o pai do Vlad, O Impalador)

Mais Siguisoara, agora vista de cima pra baixo.

E finalmente Siguisoara by night!

Esse eh o castelo da vila de Sinaia, o que eu mais gostei.

E esse eh o famoso Bran Castle, buuuuuuuu!

Dentro do Bran Castle agora. Repare tambem nas arvores do outono!

Ate agora a Romenia ficou com o trofeu "Beleza natural", se dependesse soh do "visu" a Romenia seria dez! Saudacoes a Hagi!

Top 3 Cidades:
1 - Berlin
2 - Cesky Krumlov
3 - Copenhaguen

Top 3 Passeio:
1 - Tour em Berlim
2 - Castelos na Romenia
3 - Banhos termais em Budapeste

Top 3 Kebab:
1 - Copenhaguen, com coalhada seca e Kibe.
2 - Aarhus, com molho de alho.
3 - Berlin, com pepino.

3 comentários:

Anônimo disse...

A Romenia deve ser show hein... mas cade o halloween??? E o tal do conde drácuuuuulllaaaaaa... tá feioso na fita hein, só quer saber de impalar, hehehe...

Abração!

Anônimo disse...

oi thales!

Essa romenia é foda hein, ainda bem que o drácula é só uma lenda.

beijos

Unknown disse...

Oi Thales !!!
Gostei do seu blog... conheci atraves do blog do maranhão - vc deixo o link ( o mundo de mochila )...
Abs,
Ethianne Lucena
ethianne@pop.com.br