sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Firenze é bem legal

De Roma, vim pra Firenze (ou Florença) dia 20/11. Chegando aqui, com um sol convidativo, logo que me instalei na casa do Tommy, meu anfitrião do couchsurfing, saí pra dar uma reconhecida. Como a cidade é pequena, da pra rodar a pé e no mesmo dia já vi bastante coisa. Subi a praça de Michelangelo, de onde se tem uma bela vista da cidade, e tomei o meu primeiro gelato italiano lá. Me arrependi de não ter tomado antes. Ô sorvetinho bom esse aqui. E olha que nem faço muita questão de sorvete. Depois só de rodar a pé já vi as praças que tinha que visitar na cidade. Tem a piazza della Signioria, onde há várias esculturas, uma mais louca que a outra. De noite foi uma pizza na companhia de um tcheco e um bósnio que moram com o Tommy. Engraçado que andando pela cidade, lá pelas 23h, estamos na praça da Basílica di Santa Croce, e na escadaria da igreja tem um pessoal com um pandeiro e um atabaque. Chego eprto e conheço uns bicho-grilos brasileiros, mas dos legais. Era dois casais e mais uma menina que moravam lá em Roma e estavam de carro pelo interior da Itália. E eles tocavam um rebolado-com-baião-de-São-João que eu nunca tinha visto. Mas logo se reconhece esses brazucas.
No dia seguinte ainda nos encontramos e trocamos apropriadas dicas de viagem. No dia seguinte fui caminhar pela cidade e visitar o Duomo. Dei sorte demais. Fui o único interessado em um tour grátis. A guia era a Emilia, uma senhora que assiste aulas de arte com o Bispo da igreja e faz parte desse grupo de voluntários que servem de guia a turistas. Ela gostava muito da igreja então me passou coisas bastante interessantes. Aprendi por exemplo de onde surgiram as línguas que conhecemos hoje como italiano, espanhol, francês e inglês. Aprendi também porque a igreja é uma das mais interessantes do mundo e um pouco da história local. E de quebra ainda conheci outros nomes da arte italiana, que segundo a Emi, o tal do Michelangelo era maior paga-pau, tal como Bruneleschi e Donatelo. Esse último pra mim era apenas uma tartaruga ninja. Mas é pra isso que a gente viaja, não é? Pra aprender. Depois fui numa exibição das "Máquinas de da Vinci". Era um negócio meio pega-turista-trouxa, mas foi legal mesmo assim. Ele tinha feito uns desenhos e projetos e os caras resolveram tirar do papel e construir as máquinas. É mais legal você saber sobre os documentos do que sobre as máquinas em si, e lá eles tinham só umas cópias fajutas dos documentos. Mas tá visto. A noite foi legal, saímos à passear por Florença e ficamos um bom tempo num ponto "secreto" que o Tommy conhece, em uma das pontes da cidade, só admirando o visú.

No dia seguinte fui pra Siena. Aí sim, cara. Agora eu entendi finalmente porque o destino principal da Europa não é o leste europeu. Estou falando isso porque eu gostei pra caramba do Leste, notadamente Cesky Krumlov, na República Tcheca, vocês sabem. Mas a cidade de Siena é medieval do mesmo jeito e muito mais louca. Quer dizer, no primeiro "país de verdade" que eu entrei na europa já conheci Roma, Pompéia e Siena, que são locais muuuuuito loucos. Então, em minha opinião, se é a sua primeira vez na Europa você pode perder Cesky Krumlov. Mas não perca Roma e Siena por nada. Só que mandei mal também nesse dia. Deixei minha máquina acabar a bateria, não tenho uma única foto de Siena. A lembrança, porém, é viva!!!É isso, gente. Hoje, 23/11, estou a caminho de Veneza. Tem que ir, né? Tá aqui do lado mesmo. Mas já tomei facada porque vou dormir em Hostel e tive que reservar um assento no trem. Mas de lá já tenho destino e até couch: Innsbruck, Áustria. Vamos ver os Alpes. Beijo pra todo mundo.


Essa é a Basilica di Santa Croce, onde os Bicho-Grilo legais tocavam seu pandeiro.




Essa é a estátua que eu mais gostei, do Hércules dando um cacete no minotauro.




Essa é a que eu achei mais perfeita, cara. Chama-se "O estupro da mulher de Sabina", de um tal de Giambologna. Até a pressão dos dedos do safado na anca da mulher o cara esculpiu. Muito show.



Sorvete na praça do Michelangelo com a vista da cidade, detalhe para o Duomo de Bruneleschi.

Esse o famosíssimo Duomo de Bruneleschi, na Basilica Santa Maria del Fiori. Diz a Emi que quando parabenizaram o Michelangelo pelo Duomo da Basilica de S. Petro, "melhor que o de Bruneleschi", ele respondeu: "melhor não, apenas maior. Bruneleschi é o verdadeiro mestre". Vai saber...


Aquele aparelinho do Código da Vinci, na exposição do cara.


Esse é um tanque de guerra giratório com canhões e armadura.


Essa é a galera mista do couchsurfing, como podem ver, há uma multipluralidade cultural em todos os sentidos pra tudo quanto é lado. Essa vida...

Um comentário:

saintmann disse...

Olá, Desculpe-me por escrever em seu blog, meu nome é Carlos estou procurando um amigo que vive ou viveu em Florença e perdir o contato com ele, nós nos correspondiamos e mais ou menos 10 anos não tenho noticias dele, como você passou por Florença talves poderia me ajudar caso conheça alguem que more nesta cidade. O nome dele é Sergio Spadoni seu endereço é/era Via Crimea n. 2 Firenze - já enviei cartas para ele e não me responde, a última noticia que tive dele estava em depressão, então sempre penso o pior, se você puder me ajudar fico agradecido.
meu e-mail csansil@zipmail.com.br

Carlos dos Santos Silva