terça-feira, 20 de novembro de 2007

Roma é Duca!!

Pessoal, não tive muita sorte em Roma. Foi o primeiro lugar que coisas deram errado de maneira irreversível (tudo bem, considero até que tive muita sorte até agora, tudo foi as mil maravilhas, por 30 dias de viagem, talvez seja um recorde!!!). Mesmo assim, Roma é O destino. Que nem diz o Zizo Viajante (o guia de viagens que estou usando), andar por Roma é esbarrar em monumentos, ruínas, história e obras faraônicas.

Bom, mas do começo. Até antes de sair de Nápoles ainda não tinha arranjado um couchsurfing pra mim. Sem problemas, esse tipo de coisa já tinha acontecido antes. Para a primeira noite teria onde ficar, na casa de uma americana que conheci no tour em Budapeste. Deu tudo tão certo pra pegar as conduções e chegar na casa dela no trânsito caótico de Roma que mais uma vez me considerei sortudo. De noite fomos com uma amiga italiana dela e mais um outro americano que também estava dormindo no apê comer o melhor Tiramissú de Roma. Realmente estava bom. Dia seguinte de manhã nada de couchsurfing ainda. Sem problemas, faria um tour guiado a pé pela cidade durante a tarde e depois veria onde ia dormir. Deixei minhas coisas num locker e fui pro ponto de encontro do tour. Os fdp não apareceram nem deram satisfação, fiquei puto pq já era quase duas e meia da tarde e não tinha visto nada de Roma ainda. Peguei o mapa, tracei mais ou menos um plano de onde andaria a pé mesmo pra dar uma vista geral na cidade. Mas após 5 minutos de caminhada, acabei entrando no Palatino, que sem explicação nenhuma sobre o que é aquilo, parece mais um monte de parede de tijolinho inacabada. Saí de lá e fiquei andando pela cidade meio sem destino. Quando ameaçou escurecer procurei uma net e nada de couchsurfing. Tudo bem, tinha alguns albergues na manga. Problema é que todos os albergues estavam lotados. Fui conseguir uma cama depois de quase duas horas caminhando de albergue em albergue. E era uma das mais caras. Pior, o albergue, apesar de limpinho, tinha um pessoal meio deprê e averso à novas amizades. Morrendo de fome, achei por milagre um restaurante que servia macarrão na base dos 5 euros. Um achado magnífico, pensei. A hora que veio o prato descobri o porquê dos 5 euros. Tinha 130g de comida num pratinho miúdo. Foda. Tinham umas outras minas mochileiras na minha frente, que quando chegou o porpetone delas elas começaram a rir, de tão pequeno. Só deu certo que achei no mesmo hostal que eu um outro brazuca, gente boa. Menos mal que qualquer outra coisa. Ainda jogamos um beerpong no hostel e fomos pruns bares dos locais nessa noite.

Dia seguinte cedo fiz o check-in num outro hostal mais barato que tinha reservado na noite anterior e rumei pro Palatino de novo. Desta vez faria uma visita guiada com um cara do local. Então as coisas finalmente se ajeitaram, depois de mais de um dia de confusão por Roma. Então aprendi que o Palatino era tipo a "morada" dos imperadores, isso há uns 20 séculos atrás. Aprendi também um pouco da história desses camaradas que por um tempo dominaram toda a europa, incluindo o que hoje é a inglaterra, mais norte da Africa e alguma coisa considerável do oriente médio. Depois fui ao Coliseu. Esse é louco demais. É tipo um Mineirão de 20 séculos de existência onde a galera ia pra ver alguém morrer no final. Sempre patrocinado pelos ricos senadores da democracia romana. Eles levavam isso a sério. Montavam cenários que simulavam desertos, florestas, com animais reais e etc. De noite eu fiquei andando pela cidade, vendo monumentos e esculturas pra tudo quanto é lado. Legal demais a Fontana di Trevi. De noite macarrãozão no hostal.

Dia seguinte, acordei cedo, tomei café e rumei para o Museu do Vaticano que, claro, é um dos museus mais loucos da europa. No final contemplei a Capela Sistina por vários quartos de hora. Impressionante, realmente. E depois adentrando no Vaticano, vi os camaradas da Guarda Suíça (aqueles que se vestem de maneira bizzarra, em modelito assinado por Leonardo da Vinci) e pisando dentro da Basílica de São Pedro tive até que parar e fazer uma oração, rezar um pai nosso. Porque merece, cara. Quem já esteve sabe do que eu falo. O negócio é descomunal. Gigante. Monstruoso. Com certeza é o tipo de negócio que todo mundo tem que ver um dia. E pensar que foi feito a uns 500 anos atrás, ce tem que tirar o chapéu mesmo e falar: "é, Michelangelo, você é o cara". Depois dessa só estou entrando nas igrejas que não precisa pagar, uhauhauah. Nada mais vai se comparar àquilo.
De qualquer maneira, Roma definitivamente vale a visita sempre. Agora estou começando a perceber porque o ponto do turismo é por essas bandas de cá. Poxa, lá no leste europeu, onde eu estive viajando no último mês, tem coisas lindíssimas, super bem preservadas e tal. Mas eles não tem Roma, Paris e essas coisas que se encontra aqui.
Bom é isso, não sei se todos os caminhos levam a Roma, mas dê uma passada por lá o quanto antes que é impossível não gostar. Beijo pra todo mundo.

Uma das ruínas do Palatino


Esse é o Pacaembú dos antigos romanos, famoso Coliseu.



Agora por dentro dele.

Fontana di Trevi. Maravilha!!! A lenda diz que tem que jogar uma moeda pra voltar para Roma um dia. Como diz meu guia, é um preço baixo...

No museo do Vaticano, meu amigo "O Pensador"...

... e meu amigo Papa X-Brôu!!!

O teto mais famoso do mundo, o da Capela Sistina, fotografado sorrateiramente, num descuídos dos guardinhas, repara na perfeição.


Agora sim, galera, a hora do Pai-nosso. Por dentro da Basílica de São Pedro, um dos lugares mais doidos de todos os tempos. Repara no tamanho das pessoas e no tamanho das colunas.

Michelângelo, você é o cara.

A guarda do Vaticano, modelo por Leonardo da Vinci. Em se tratando de tomar conta do Papa, não sei se os caras são fodões igual os do BOPE, hehehe, mas farda por farda, sou mais essa aqui!

É, andar por Roma é isso aí, esbarrar em monumentos...

... história...

... e tudo o mais!

Top 3 Cidades:
1 – Berlim
2 – Roma
3 – Istanbul


Top 3 Passeios:
1 – Tour em Berlim
2 – Capela Sistina e Basílica de S. Pedro no Vaticano
3 – Visita à cidade de Pompéia


Top 3 Kebab:
1 – Atenas, com batata-frita, iogurte e cheio de recheio
2 – Copenhaguen, com coalhada seca e kibe.
3 – Aarhus, com molho de alho

Nenhum comentário: